Palestra com o tema: “Faça Bonito, proteja nossas Crianças e Adolescentes” fez parte da Programação de Atividades em alusão ao Maio Laranja.
- jiamarabaiocco
- 21 de mai.
- 2 min de leitura
Em alusão ao Maio Laranja, mês dedicado à conscientização e prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura Municipal de Aratiba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, COMDICAR e o Conselho Tutelar, com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores de Aratiba, promoveu um importante evento nesta semana com a presença da renomada palestrante Adriana Secchi.
O encontro, realizado no Plenário da Câmara de Vereadores, reuniu autoridades locais, entre elas, o Vice – Prefeito Municipal Joarez Miechuanski, Presidente da Câmara de Vereadores, Márcia Balen Matté, Vereadoras, Mengéle Wermeier e Salete Klein Altenhofer, Secretárias Municipais da Assistência Social, Antonieta Cristina Machado Baiocco , da Educação Neusa Bevilaqua, e da Agricultura Cleimar Presotto, e colaboradores, das respectivas secretarias, profissionais da rede de proteção, educadores, famílias e membros da comunidade.
Com o tema “Faça Bonito, proteja nossas Crianças e Adolescentes” o evento teve como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da denúncia e as diversas formas de como identificar quando uma criança está passando por tal situação, além de enfatizar as formas como deve ser realizada essa abordagem.
Adriana Secchi, especialista em direitos da infância e juventude, emocionou e impactou o público com uma palestra esclarecedora, destacando a responsabilidade compartilhada entre sociedade, família, escola e poder público. “Precisamos romper o silêncio que muitas vezes encobre essas violações. E que não são denunciadas por medo, pois essas atitudes, na maioria das vezes acontece dentro de casa e envolve familiares próximos da vítima”, afirmou Secchi.
A Presidente do Poder Legislativo, trouxe dados em relação ao tema abordado no encontro de cidades próximas que impactou o público presente. “ As vezes, o problema está mais próximo do que imaginamos e cabe a nós enquanto sociedade, estarmos atentos e bem informados para podermos agir e conduzir situações como essa de forma correta, sem causar maiores prejuízos, principalmente as vítimas, e não só isso, mas também combater, para posteriormente diminuir ou até erradicar esse tipo de atitude”. Disse Márcia.
O Maio Laranja reforça a necessidade de vigilância constante e atuação integrada para prevenir e combater a violência sexual infantojuvenil. A campanha se baseia na Lei Federal nº 9.970/2000, que instituiu o 18 de Maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.








Comments