Fevereiro Roxo e Laranja: mês chama a atenção para Lúpus, Fibromialgia, Alzheimer e Leucemia.
- jiamarabaiocco
- há 11 minutos
- 2 min de leitura
As cores roxa e laranja são utilizadas em diversos meios de comunicação com o objetivo de conscientizar a população e combater o lúpus, a fibromialgia, o mal de Alzheimer e a leucemia
O lúpus é caracterizado como um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento. Os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações.
Já a fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. A doença pode aparecer depois de eventos graves como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção. O motivo pelo qual pessoas desenvolvem a doença ainda é desconhecido.
O Alzheimer é uma doença que provoca perda da capacidade cognitiva, memória e demência por conta do acúmulo da proteína beta-amiloide no cérebro do seu portador.
Atinge especialmente os idosos e, muitas vezes, pode ser confundida com sintomas normais da idade, sendo considerada, por essa razão, uma doença de difícil diagnóstico.
A doença de Alzheimer evolui lenta e gradualmente, afetando cada vez mais regiões do cérebro e trazendo mais prejuízos para a vida do paciente, que, nos estágios finais, pode precisar de assistência para realizar funções básicas.
A leucemia é um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos do sangue, prejudicando a defesa do organismo. Os principais sintomas incluem fadiga, infecções frequentes, sangramentos e manchas roxas pelo corpo.
A campanha incentiva a doação de medula óssea, um dos principais tratamentos para pacientes com leucemia. O cadastro como doador pode ser feito em hemocentros de todo o Brasil, aumentando as chances de encontrar compatibilidade para transplantes.
A Câmara de Vereadores de Aratiba reforça que informação, cuidado e empatia salvam vidas.
Procurar atendimento, realizar exames preventivos e manter o acompanhamento de saúde são atitudes essenciais durante todo o ano.





























Comentários