07 de Abril - Dia Mundial da Saúde

.
Download • 68KB

CÂMARA DE VEREADORES DE ARATIBA

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO E APLAUSOS AOS PROFISSIONAIS DA LINHA DE FRENTE DE COMBATE AO COVID-19, PARABENIZANDO PELOS RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS A NOSSA COMUNIDADE DIANTE DESTA PANDEMIA

Os Vereadores e Vereadoras ​"in fine" subscritos, no uso de suas atribuições legais que lhes confere o Art. 20, Parágrafo Único, letra “g”, do Regimento Interno da Câmara Municipal de Vereadores de Aratiba, vêm apresentar MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES E APLAUSOS AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE à Secretaria Municipal de Saúde, Unidade Básica de Saúde de Aratibae Associação Comunitária Hospitalar - ACHA, extensivo a todos os médicos, bioquímicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, dentistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, farmacêuticos, auxiliares administrativos, serviços gerais, motoristas e psicólogos, equipe da Vigilância Epidemiológica, equipe de fiscalização, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias, Equipes de Saúde da Família, Laboratórios de Análises Clínicas, bem como demais profissionais da linha de frente do enfrentamento a Covid-19, pelos relevantes serviços prestados a nossa comunidade diante desta pandemia.

JUSTIFICATIVA

Estes profissionais atuam nos leitos e ambientes dos serviços de saúde sendo responsáveis pelo atendimento de quem precisa de atenção médica e, por isso, para boa parte dessas profissões não é possível o isolamento social ou quarentena.

É importante salientar que, diante da atual realidade, a situação de crise se soma à sobrecarga de trabalho, à falta de recursos e às equipes reduzidas, fatores estes que são ainda mais agravados pelo medo constante de levar o vírus para casa e assim atingir algum familiar.

Outro aspecto que pode gerar sentimentos como frustração, culpa e impotência, é a perda de pacientes, ainda mais diante de momentos de crise na saúde coletiva. A reação de cada profissional pode variar de acordo com seus recursos cognitivos, problemas emocionais, sociais e psicológicos, assim como experiências anteriores similares.

Os profissionais de saúde, diante da alta carga de trabalho e de estresse, podem manifestar sinais de esgotamento tais como: dificuldades para dormir, prejuízo das atividades laborais e de autocuidado e sentimentos de ansiedade, tristeza solidão e medo.

Enfim, colocam em risco suas próprias vidas para salvar de outrem, e este é um gesto imensurável, digno de total reconhecimento e agradecimento a todos esses profissionais pelo magnífico trabalho realizado, com competência e coragem.

Assim sendo, como comprovação de nosso sincero reconhecimento apresentamos esta Moção de Congratulações e Aplausos a esses referidos trabalhadores.

Plenário da Câmara Municipal, Abril de 2021.

Jandir Tamanho

Vereador Presidente

Vereadores: Adelar Alcir Dall Agnol; Alexandre Carbonera; Débora Lúcia Cenci; Márcia Fátima Balen Matte, Márcio Martins Miranda, Marco Antonio Machado, Paulo Altenhofer e Rafael Juliano Dino.